VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Macondo, Garcia Marques, Brazil
Não sei quem sou. Se soubesse, não estaria escrevendo. E você também não sabe quem é. Se soubesse, não estaria lendo.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A COPA DO MUNDO É DELES!!

Não é que eu não acredite em meu País: eu não acredito é em seus governantes. São pessoas, e pessoas, normalmente, não são confiáveis. Eu não confio nem em mim mesmo, quanto mais nestes que estão aí, querendo atravancar o meu caminho – eu passarinho(5)... – quando deveriam é estar a favor do povo. No mínimo, defendendo nossos interesses.
Mas a Copa do Mundo de 2014 ser realizada no Brasil... Não, não vai dar certo.
Quer dizer... vai, mas não vai. Os senhores deputados, senadores, governadores, presidente e afins não deixarão que, simplesmente, no dia do jogo, falte luz, que um avião caia, que uma ponte desabe, que falte água, que tenha enchentes, que uma mulher nua invada o gramado, que um armado esvazie o gramado, que descubram partes esquartejadas de um corpo no círculo central do gramado ou que a bola murche. Enfim: não ficarão na marca do pênalti. O problema é o preço que isso nos vai custar. A quantidade de dinheiro envolvida num projeto deste porte é absurda, e mais ansiosos em botar a mão em tanta grana estão os afins citados acima a partir desta semana, com o fim da melancólica Copa da África, de qualidade técnica sofrível, mas bela, como tudo o que os africanos fazem
Não faltarão CPIs para investigar um desvio de verba aqui, uma maracutaia ali, um favorzinho acolá, um suborninho amiúde, um maço de dólares escondido na cueca. A Copa de 2014 que começa com quatro anos de antecedência levará pelo menos meia década após seu fim para que o lixo que se acumula a partir de agora embaixo do tapete verde seja totalmente descoberto, e pelo menos mais duas décadas para ser esquecida.
O que me consola é a criatividade da agência África, responsável pelo logo oficial da Copa que nunca será nossa. Garotos espertos esse pessoal da mídia!! O logo tem um multi-significado: lembra a própria taça, tem as cores verde e amarela, que significam não apenas as cores de nossa bandeira como nossas matas e florestas (ainda tem umas por aí), tem as mãos entrelaçadas como se segurassem um mundo e tem... bem... tem o Chico Xavier!!! É!!! O Chico Xavier é nosso!!! Vejam, ele está nos mandando alguma mensagem do além como quem diz: desistam ainda que há tempo.


Mas, em respeito aos católicos fervorosos e adeptos das demais religiões, prefiro imaginar que o logo é apenas um cara que, depois de ver tanto desperdício de dinheiro, bota a mão na cabeça e diz, com o desconsolo brasileiro que lhe é peculiar: putz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário